terça-feira, 8 de junho de 2010

9 Cine Palmarino 12 06 2010 "Preto contra Branco"


Olá Amigos (as) Neste mês de junho devido ao apelo que aí estar, e do qual de um forma ou de outra atodos atingem, decidimos falar desse que é o assunto do momento COPA DO MUNDO, mas de uma forma diferente,chamando as pessoas a debater o racismo também nesse espaço onde alguns acreditam ñ haver preconceito.

Preto Contra Branco
Uma tradição de três décadas é o ponto de partida do documentário Preto contra Branco. O filme discute o preconceito racial no Brasil, usando como referência um "clássico" do futebol de várzea entre moradores de dois bairros periféricos de São Paulo.

Desde 1972, um grupo de moradores do bairro de São João Clímaco e da favela de Heliópolis, maior favela da América Latina, organiza um jogo de futebol de brancos contra pretos no final de semana que antecede o Natal.

Em uma comunidade altamente miscigenada, composta basicamente por mulatos, a peculiaridade da partida é a auto-atribuição da raça pelo participante. Cada jogador se declara negro ou branco e "escolhe seu time".

A equipe do documentário passou uma semana entrevistando personagens, acompanhando o dia-a-dia dos bairros, em um processo que culmina no jogo. Trata-se de um verdadeiro ritual, no sentido antropológico, que serve para atenuar as tensões raciais locais ao mesmo tempo em que acaba por revelá-las.



No próximo dia 12 de junho, sábado, a partir das 18 horas, o Núcleo do Círculo Palmarino Jabaquara promove o Cine Palmarino com a exibição do Filme "Preto contra Branco"
A projeção acontecerá no auditório do Centro de Desenvolvimento Comunitário Leide das Neves Jabaquara.

Após a exibição será feita uma roda de conversa para debater sobre os principais temas abordados no filme. Com Wagner Morales diretor do filme.

Cine Palmarino é uma iniciativa do núcleo do Circulo Palmarino Jabaquara que acontece uma vez por mês na ACM C.D.C Leide da Neves Jabaquara, tendo como objetivo projetar matérias audiovisual relacionados a população negra e debater junto com a comunidade.

Segue o Link do documentario que será exibido .

http://www.tvbrasil.org.br/doctv4/?p=110



O que? Cine Palmarino

Quando? 12 de junho– Sábado - as 18h

Onde? ACM C.D.C Leide da Neves Jabaquara

Endereço: Rua Nelson Fernandes, 257 Jabaquara – SP (Próximo ao Metrô)

E-mail: cpjabaquara.jabaquara@yahoo.com.br

www.circulopalmarino.org.br
http://twitter.com/circpalmarino

2 comentários:

  1. No CINE de Junho, exibimos "PRETO CONTRA BRANCO" do diretor Wagner Morales. Uma tradição de quase quatro décadas um "clássico" do futebol de várzea entre moradores de dois bairros periféricos de São Paulo. O filme serviu para atenuar e tambem pra lembrar o momento que todos vivemos " COPA DO MUNDO"

    ResponderExcluir
  2. O debate após a exibição desse documentário, riquíssimo, foi um dos pontos altos da noite em que o exibimos.
    Com a presença do diretor e algumas pessoas que fizeram parte da produção, ficou claro a tensão que existe em relação a questão racial no país e que é colocada sempre de escanteio por interesses maiores que não querem a discussão do tema.
    A tentativa de submissão do negro continua sendo uma das atitudes mais constantes no dia a dia. Somos uma sociedade com um racismo incrustado, com os mesmos grupos dominando, com a mesma mente dos empresários, com o mesmo tipo de conivência dos políticos e governantes. Aliás, os políticos continuam a incentivar e a derrubar iniciativas de ações positivas. Grupos políticos e partidos compram pseudo intelectuais e pesquisadores para dar uma noção que não a verdadeira sobre o tema.
    A tensão que é percebida no filme, exacerbada naquele momento pela presença das câmeras e elementos estranhos aquela realidade, não deixa de ser verdadeira e presente no cotidiano. No entanto, fica claro também que essas tensões não são uma exceção, são regras, as piadas, a forma de tratamento e, indubitavelmente, a clara demonstração de que os negros são vistos como inferiores, mesmo pelos próprios negros e descendentes, poucos tem a coragem de assumir sua identidade étnica e descendência.
    A auto estima do povo negro é uma das coisas que percebemos no documentário, os negros assumem as piadas como se não fossem com eles, quantos momentos dentro das empresas e no dia a dia são assim e não existe reação?
    Ficaram muitas questões a serem refletidas após esse documentário, mas sua maior contribuição foi de mostrar a dificuldade dos “afro descendentes” se encaixarem em um contexto, quando se pergunta qual a cor da pele, a maioria sequer sabe se colocar; também que a democracia racial e a cordialidade são uma farsa mal engendrada, com a imposição da ideologia do branco, a mentira de que se aceita bem a miscigenação e a clara demonstração diária do racismo institucionalizado.

    ResponderExcluir