Quem somos


O Cine Palmarino é um cine-clube que desde agosto de 2009 exibe mensalmente filmes/documentários, curtas e médias-metragens, que tratem de aspectos políticos, culturais e sociais das relações raciais. É um espaço de discussão que visa estimular a reflexão e o senso crítico dos participantes a partir da troca de ideias em formato de Roda de Conversa mediada por um convidado. 
A iniciativa nasceu de inquietações de como a imagem do(a) negro(a) é socialmente concebida pelo imaginário nacional e pela dificuldade histórica de falar em termos raciais.
Damos prioridade às produções nacionais de duração média ou curta e pautamos nossa escolha por documentários e ficções que tenham em seu enredo temas relacionados à política, aos lugares, à estética, aos olhares, à cultura, à musicalidade, ao espaço, à identidade, aos saberes, à sociabilidade, enfim, ao essência da população afro-brasileira. 
Utilizando o recurso audiovisual como ferramenta didática, pretendemos desmistificar, desconstruir e dissolver o estereótipo pejorativo em relação à população negra, incentivando o pensamento crítico e valorizando o legado afro-descendente. 
O Cine Palmarino é uma iniciativa do núcleo Jabaquara do movimento social negro Círculo Palmarino. O Círculo Palmarino é uma corrente nacional do movimento negro. Criada em março de 2006 e presente em cinco Estados da federação (São Paulo, Bahia, Espírito Santo,Pará e Rio de Janeiro), vem construindo e participando de ações concretas em diversas frentes contra o racismo. 

Sede Nacional do Circulo Palmarino
Rua: Ouro Preto, 73 – Jardim Santo Eduardo – Embu – SP
CEP: 06823-110
Telefone:(11) 4149-9880
Correio eletrônico: circulopalmarino@yahoo.com.br
SITE: