segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aquém das Nuvens

Curta - metragem reúne elementos do cotidiano numa estória leve, terna e emocionante.
Sabe aquela sensação de sentir - se representado na novela, no filme ou desenho animado? É o desejo de muitos negros e negras do Brasil, mas pouco comum nas produções audiovisuais. Esta realidade, no entanto, está mudando. A jovem cinesta Renata Martins acaba de colocra suas vivências na telinha com o Curta - metragem Aquém das nuvens.
Aquém das nuvens não se encaixa na lógica da indústria cultural (mais do mesmo), antes, resgata valores e realidades do cotidiano típico de uma família negra da periferia de São Paulo. Um casal na terceira idade, a vida boêmia e bem humorada, a dor da perda e o amor como fio condutor do enredo. “Ali estão pedacinhos do cotidiano, uma colcha de retalhos, que eu li, que escutei, e que construíram minha identidade”, ressalta a diretora que conseguiu traduzir poeticamente valores universais que conectam as pessoas.
Ao longo do enredo percebe - se o cuidado com o conteúdo e também com a forma; é uma obra bonita, clássica, com começo meio e fim, além de trazer poesia e formas surreais que remetem às
lembranças do imaginário coletivo.
Pode - se afirmar que não só o Curta, mas, a própria diretora representa uma ruptura com padrões convencionais. Mulher negra, residente da cidade de São Paulo, cineasta comprometida com a realidade na qual está inserida, se importa em deixar claro o compromisso com a sua história e com a arte. “O filme é honesto com a minha história. Qual é o nome, o lugar de onde eu vim e o que eu posso fazer para mudar essa referência? Acredito que é possível ajudar e mudar a nossa história através da arte”, ressalta Renata.
Aquém das nuvens foi contemplado com o Prêmio Estímulo da Secretaria do Estado de São Paulo e tem recebido boas críticas por onde passa. Foi exibido na Mostra audiovisual de Cambuquira em Minas Gerais, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e em outros lugares; o ator Mestre André recebeu menção honrosa no Festcineamazonia 2011 e ainda neste mês o curta será exibido no 1º Festival Internacional na Argentina, o UNASUR e na 6ª edição da Mostra de cinema brasileiro na Escandinávia.
Acompanhamos e aguardamos os próximos trabalhos da Renata Martins. Desejamos sucesso com o primeiro filhote de muitos.

Sinopse: Nenê é casado com Geralda há 30 anos. Em uma tarde de domingo como de costume, ele vai à roda de samba encontrar os amigos. Ao chegar lá, sente que alguma coisa não está bem e volta pra casa. Quando chega em casa se surpreende com a notícia da vizinhança. Sem deixar que o ritmo do samba caia, Nenê encontra uma solução pra ficar ao lado de sua eterna namorada.

Ficha técnica

Produção: Filmes de Abril e Preta Portê Filmes.
Direção e Roteiro: Renata Martins
Direção de Fotografia: Tais Nardí
Direção de Arte: Renata Rugai
Montagem: Nicole Weck
Som Direto: Gabi CunhaDesenho de Som: Paula Anhensi
Produtora de finalização: Paula Pripas
Direção de Produção: Carla Comino e Eli Ramos
Produção Executiva: Juliana Vicente, Monica Palazzo e Rodrigo Diaz Diaz


Nenhum comentário:

Postar um comentário