CONVITE
Exibição especial - Documentário Cidade das Mulheres
26ª edição
Comemorando três anos de quilombagem no campo das ideias e atendendo a pedidos, o Cine Palmarino exibe pela segunda vez o documentário Cidade das Mulheres (Dir. Lázaro Faria) com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as religiões de matrizes africanas e suas relações com sistemas matriarcais.
O documentário tem como protagonistas: Mãe Stella de Oxóssi, a Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, Mãe Altamira Cecília, Mãe Carmem, Mãe Nitinha de Oxum, Mãe Gisele Cossard, Mãe Bida; entre outros.
O documentário tem como protagonistas: Mãe Stella de Oxóssi, a Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, Mãe Altamira Cecília, Mãe Carmem, Mãe Nitinha de Oxum, Mãe Gisele Cossard, Mãe Bida; entre outros.
“O filme Cidade das Mulheres é uma resposta à Ruth Landes, antropóloga norte-americana que, no ano de 1939, esteve na Bahia pesquisando a raça negra e se surpreendeu com a força e a soberania que as mulheres do candomblé exerciam numa organização matriarcal. Seu pensamento será um dos fios condutores deste documentário, ilustrado por imagens das festas populares e dos cultos africanos, das famosas mães de santo e da beleza exuberante da cidade de Salvador”. (Prof. Nego Zara).
DEBATEDORES
- Cristiano Aparecido de Araujo Cruz - Graduado em História (UNESP); Mestrado em História Social (PUC-SP) com a dissertaçãointitulada “Meu materialismo me limita: Candomblé e Consciência Política em‘Jubiabá’de Jorge Amado”.
- Milton Silva dos Santos - Graduado e Mestrado em Ciências Sociais (PUC-SP), com o tema: “Tradição e Tabu: um estudo sobre gênero e sexualidade nas religiões afro-brasileiras”; Doutorando em Antropologia (UNICAMP), com a pesquisa sobre: “Religião e Religiões na disciplina e nos materiais didáticos de Ensino Religioso”.
- Patrício Carneiro Araujo - Graduado em História (UNIBAM); Mestre em Ciências Sociais (PUC-SP), com o tema: “O Segredo do Candomblé: relações de poder e crise de autoridade”; Doutorando em Ciências Sociais (PUC-SP), com o tema: “Entre o terreiro e a escola: Lei10.639/2003 e intolerância religiosa sob o olhar antropológico”.
Entrada Franca
QUANDO
Dia 11 de agosto às 18h
ONDE ACONTECE O CINE PALMARINO?
Ação Educativa
ENDEREÇO
Rua General Jardim, 660 - São Paulo - SP

Dia 11 de Agosto vamos mais uma vez receber os amigos e comemorar mais um ano de exibição do cine palmarino núcleo Jabaquara. É neste espaço onde já recebemos grandes idealizadores de histórias sobre nossa história,e onde esperamos por você.
ResponderExcluir