domingo, 24 de junho de 2012

SAMBA DO CURURUQUARA NO CINE PALMARINO

No último dia 16 de junho exibimos o documentário Samba do Cururuquara, nova obra de Renato Candido, jovem cineasta conhecido das "quebradas" de São Paulo. Contamos com a participação muito bem vinda da Viviane Ferreira, coordenadora de produção da Odun Formação & Produções.
Confira abaixo um pouco mais sobre o documentário.



O documentário Samba do Cururuquara aborda uma das manifestações culturais da cidade de Santana de Parnaíba, o samba de bumbo. Por ocasião da libertação dos escravos, em 13 de maio de 1888, os recém-libertos juntaram a alegria festeira à religiosidade para resolver o que fazer da vida e festejar o futuro. Surgiu assim, o Samba do Cururuquara, objeto da recente obra da Produtora Odun.

O vídeo produzido com o apoio da Secretaria de Cultura da cidade tem o objetivo de registrar e também resgatar a rica história dos escravos com seus mistérios e legados ancestrais. Registrar os fatos com precisão e resgatar o espírito e o sentido de pertencimento.
Para Renato Cândido, a obra é importante no sentido de valorizar a cultura africana. “O negro muitas vezes é privado de ouvir suas histórias e levado a valorizar a cultura europeia, a história oficial; é necessário ter consciência de quem somos para poder construir com sabedoria o futuro”, ressalta o diretor.

Samba do Cururuquara traz depoimentos dos descendentes dos escravos da Fazenda do Cururuquara, bem como causos e costumes locais. A obra apresenta também o momento de transição entre gerações que existe na maioria dos grupos culturais ancestrais. Há implícito o esforço de mostrar às recentes gerações que o samba a eles pertence, não obstante as apropriações institucionais e diferentes formas de organização.
Percebe-se ao longo da obra o cuidado em apresentar com fidelidade os protagonistas da história com seus valores familiares, gosto pela oralidade e religiosidade. A sensibilidade dos signos apresentados e as imagens locais convidam a uma viagem entre a festa e a religiosidade para o resgate da ancestralidade presente em cada um de nós.


Confira abaixo alguns cliques do último Cine




Rita Silva


































































Nenhum comentário:

Postar um comentário